Guardando memórias em flor


Em uma caixinha de madeira estão guardadas os pequenos segredos e coleções que encontrados perdidos e escondidos são eternizados na memória intrínseca da alma. São pedaços de galhos, pequenos frutos coloridos que tornam-se pigmentos para aquarelas, flores prensadas e folhas variadas. Porque guardar essas matérias tem um sentido único para quem as guarda. Lembranças e segredos, memórias e porque não pequenos contos que são contados através dessas? 

Colher flores, prensa-las e guarda-las para posteriores observações. Podemos vir a criar o que quiser com as memórias eternas impressas deixadas em livros ou em quadros. É de fato uma arte delicada e sensível. É como guardar as memórias de uma pétala ou de uma folha. Aquelas células que lá habitam secarão deixando-nos os registros secretos da natureza. E quanto ao expectador? Imaginem as magias que através das digitais das pequenas plantas eternizadas são transportadas para olhar do observador, a fim de transmitir as mais profundas e delicadas sensações.

Há uma nobre artista que faz isso com um romanticidade incrível, posso sentir todas as informações das quais ela depositou em sua expressão, contudo não é somente o registro maciço das informações de uma planta, mas uma poesia localizada nas expressões das linhas projetadas no âmago daquela matéria, que vem a tornar-se uma representação da memória da mesma. Sem contar no prazer sensorial que temos ao enxergar e enriquecer a percepção com tamanha delicadeza. Gosto de encontrar artistas que fazem das coisas simplórias as mais sublimes reflexões e transmitem sua excentricidade nos transportando ao seu olhar, tal como um sonho, Mercedes Baliarda é uma dessas criaturas que nos presenteia com essas profundas informações.

As Flores e suas fragilidades são consideradas uma das características definidoras de sua arte que tentam criar uma sensação inquietante de pungência e uma beleza frágil. Um trabalho exuberante e repleto de magia que nos transmite uma conexão de uma alma flor em uma dimensão lírica dos sentidos.

Através de ambos os reinos, para sempre...





4 comments:

  1. Você me inspira, Anite, com toda essa sua delicadeza que toca meu coração. Muito lindo que tu escreveste. <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, você é muito carinhosa.

      Delete